top of page

437 anos de Galileu Galilei!

  • Foto do escritor: Antonio Bola Harres
    Antonio Bola Harres
  • 15 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Há em um dos livros dos Vedas, o Vishnu Purana, uma passagem que sugere que o conhecimento de que a Terra gira em torno do Sol fosse do conhecimento dos antigos, da mesma forma que a associação de Marte ao metal ferro, feita milênios antes de que sondas espaciais enviadas ao planeta vermelho constatassem que seu solo é constituído por 35% do metal relacionado ao signo de Áries. Mas foi Galileu Galilei que chutou o pau da barraca do geocentrismo da Terra estática e plana, o que quase lhe custou virar peixe assado nas grelhas da Inquisição. De quebra, descobriu as leis que regem os movimentos dos pêndulos, comprovou que a velocidade da queda dos corpos não depende do peso, as luas de Júpiter e os ciclos das manchas solares, o que lhe levou a concluir que o Sol tinha também um movimento de rotação.


Obrigado a se retratar, ao deixar a sala do interrogatório dos inquisidores, teria praguejado entre dentes: - E por si move! E tal a Terra, também se movem por si mesmos seres humanos, simultâneos a macros e microcosmos, a átomos e galáxias, em uma aconte-ser incessante, onde nada ou ninguém é segundo a outro ou coisa alguma.


Júpiter e Saturno em azul, no gráfico, em conjunção em Câncer erguiam-se no horizonte de Pisa, quando Galileu veio ao mundo, assinalando o nascimento de um novo guia capaz de conduzir a caravana humana para fora do deserto de suas ignorâncias e crendices. Unindo julgamento ( Júpiter ), a razão ( Saturno ) e a imaginação ( câncer ), amplificando sua comunhão com o cosmos, olhando através de um dos primeiros rudimentares telescópios. Em vermelho, temos a conjunção de Marte e Netuno entre Touro e Gêmeos, estando Marte associado à Casa 9, a da religião, formando oposição com Urano em Sagitário e quadratura em violeta a à conjunção do Sol e Plutão em Peixes na Casa 8, temos mais uma lição sobre a a importância das oposições e quadratura para as rupturas, as transformações e a possibilidade de se adquirir um novo ponto de vista, pondo em risco a própria pele ao contrariar os dogmas da igreja.









 
 
 

留言


Blog Arquivo
Antonio Carlos Bola Harres_edited.png
alobola_podcast.jpg
Talismã - Frente108
Registre-se no Site

Obrigado pelo envio!

bottom of page