Signo de Touro
- Antonio Bola Harres

- 17 de dez. de 2020
- 4 min de leitura
De 20 de Abril a 20 de Maio

De que forma o touro, um animal que nos passa a imagem de virilidade e força, simboliza um signo feminino, relacionado à maternidade, à dedicação, afeto, proteção e trabalho?
Os antigos sintetizaram no touro a gratidão para com a natureza-mãe, que alimenta seus filhos humanos com os frutos de sua fecundidade e fertilidade. Os bovinos foram e ainda são animais essenciais para a sobrevivência do homem sobre a Terra: sua carne é ainda largamente consumida, sua pele, uma das primeiras proteções contra as intempéries. Domesticado, passou a trabalhar como animal de tração no arado e no transporte de alimentos e a vaca a dar seu leite.
Ao contrário do carneiro e do cachorro, símbolos de Áries, o touro é um animal territorial, que protege sua manada, os que são de seu sangue.
De todas estas características, tiraram os antigos a analogia com o sentimento de posse, de propriedade, do instinto de conservação dos que ama, a pulsão de sobrevivência e segurança que leva o homem em geral e, em especial o taurino, ao trabalho e ao acúmulo de bens.
Como pode se observar nas touradas, quando provocado ou vendo ameaçado os seus domínios ou a sobrevivência de seu rebanho, o touro torna-se possuído de uma fúria cega. Mesmo ferido e em desigualdade, continua a atacar, lutando até a morte. Aí vemos a característica turrona e teimosa dos taurinos, sendo capazes de morrer para não perder suas posses e proteger os que amam.
Para os chineses, o porco é o animal que representa o signo de Touro, devido à sua capacidade de acumular matéria — não há dúvida que uma das constantes preocupações dos taurinos é com a tendência a engordar. A queima de gordura neles é lenta, por isso muitas vezes a melhor solução é aliar o controle da dieta a exercícios que favoreçam o emagrecimento e perda de peso.
Sei que alguns taurinos irão se sentir ofendidos por serem comparados a porcos, mas é por uma questão de higiene que o porco se cobre de lama, a única forma com que consegue livrar-se dos parasitas. O forte odor que exalam vem de glândulas que servem como atrativo sexual e para marcar seu território. Na verdade, o homem é o verdadeiro responsável pela "porcaria", mantendo-os encerrados. Os franceses valem-se do olfato extremamente apurado dos porcos para encontrar trufas. São capazes de perceber o cheiro de uma trufa enterrada a mais de dois metros no solo.
As mulheres de touro não dispensam um perfume, que serve como forma de marcar presença, de despertar sensualidade e criar uma atmosfera favorável, receptiva à própria imagem e que favoreça a simpatia, a atração e o amor.
Vênus, o planeta relacionado ao signo de Touro, está envolvido em densas nuvens vaporosas que refletem intensamente os raios solares, tornando-o o astro mais luminoso do céu. As taurinas, além do perfume também não dispensam um espelho e, na moda, adoram roupas feitas de uma só peça de tecido, que as envolvam como se estivessem vestidas com nuvens. Em analogia com o brilho de Vénus guardam os taurinos o gosto pelas pedras preciosas e pelas joias.
O porco sozinho é presa fácil, mas em bando são respeitados até pelos lobos. Gostam de manter-se em contato físico para aquecer-se e proteger-se mutuamente, assim como os taurinos adoram dar e receber carinho, afeto e manter proximidade corporal.
Áries é a cabeça e Touro é o pescoço que a sustenta e a mantém erguida. A ideia nasce no cérebro e toma forma na garganta, nas cordas vocais, através das palavras. Fazendo percutir e vibrar as cordas vocais, emitimos a voz, que em cada ser humano tem um timbre único, inconfundível. Os taurinos possuem um dom inato para emitir a voz de uma forma melodiosa e encantadora, sabem acalmar com a palavra e o canto, sendo o signo por excelência das chefes de cozinha, recepcionistas, secretárias, locutores, cantores, babás e enfermeiras. É também o signo dos grandes cantores e dos que têm uma propensão natural à estética, à arte e à busca do conforto e do bem-estar.
Os chamados defeitos do signo de Touro — a teimosia, o apego material, a submissão e a falta de iniciativa — são, do ponto de vista do simbolismo zodiacal consequências de não cultivar em si as qualidades do signo oposto e complementar, Escorpião. Necessitam aprender a dominar os sentidos, a ter sangue frio para cortar e curar, não se deixar levar pela tentação de sempre protelar e usar os paliativos e os "panos quentes" diante das decisões dolorosas. O cirurgião, que corta para curar, é o símbolo do Escorpião, enquanto o anestesista, que mantém a vida e evita a dor, é o símbolo de Touro.
Os taurinos, que movidos pelos sentidos se encantam com as formas e as aparências, precisam aprender a ver a essência, a avaliar o conteúdo e a aproveitar e aplicar o que acumulam, para que não se tornem escravos de seus sentimentos e de suas posses.
Necessitam lutar e trabalhar não apenas pela sobrevivência própria e da família, mas também pela coletividade humana.




Comentários