Aquário
De 20 de janeiro a 18 de fevereiro
O signo de Aquário é representado por duas ondas onde os picos e os vales coincidem. Elas sugerem semelhança, coincidência, oscilação, movimento, relacionamento, troca, comunicação, intercâmbio, mudanças, liberdade e instabilidade.
Os signos de Ar — Gêmeos. Libra e Aquário — são representados por símbolos que contêm traços duplos com um espaço que os separam. O paralelismo entre os traços nos signos de Ar representa a necessidade de companhia, de ter com quem falar e trocar ideias, mas também de ter espaço e liberdade para escolher, movimentar-se e mudar de opinião.
As duas ondas coincidentes indicam que para o aquariano só existe comunicação quando existe simpatia, quando sente que o interlocutor está na mesma faixa de vibração, que seja capaz de deduzir e captar a síntese de suas ideias. Polémicos, rápidos e fulminantes na argumentação, surpreendem por seus pontos de vistas contraditórios, paradoxais, sem muito espaço para contestação. Têm a rara capacidade de separar a pessoa de suas ideias, discutindo de forma impessoal, colocando os sentimentos de lado. Isto os faz às vezes incompreendidos, pois discordar não quer dizer não gostar. O impacto de seus argumentos fazem com que muitas vezes as pessoas tomem suas críticas no sentido pessoal. Quando a discussão deixa o plano do confronto de ideias e passa a envolver emoções, o aquariano tende a abandonar a disputa, pois não suporta a tensão emocional do outro.
Embora se achem muito racionais e lógicos, na maioria das vezes decidem movidos pela intuição, por uma premonição, por sua capacidade de captar o que está por vir. Se por um lado são dotados de capacidades extra-sensoriais, por outro carregam uma certa insegurança, uma sensação de marginalidade, de serem diferentes e inadequados. Mas graças a esta inadaptação é que se tornam os pioneiros, os que abrem os novos caminhos e ampliam os horizontes da humanidade.
A incerteza em si mesmos lhes dificulta cobrar o preço que realmente valem os seus serviços, pedir um aumento, negociar em causa própria, embora sejam ótimos na defesa dos interesses e dos direitos dos outros. São generosos com o dinheiro, têm dificuldade em economizar e sempre estão confiantes e esperançosos de que amanhã a vida lhes trará o que mais necessitam.
Os aquarianos são capazes de contestar suas próprias verdades e opiniões, mudar facilmente de pontos de vistas e assumir novos valores. Lançam novos comportamentos e posturas, que são imitados pelos outros. Lançam a moda, que os leoninos irão seguir e transformar em etiqueta. Gostam de colocar um toque de sua personalidade em tudo o que fazem e chamam a atenção pela maneira original como se vestem. São capazes de fazer novas combinações de seu vestuário, que assim parece estar sempre novo.
O macaco é o animal que representa o signo de Aquário no zodíaco chinês. Ao contrário do Leão, o macaco não se prende a um território. Vivem em bando, sempre pulando no alto das árvores, movendo-se agarrados a cipós e aos galhos. Os aquarianos são também fraternos, sentem-se fortalecidos quando estão em grupo ou em bando. São inquietos, agitados, saltitantes — as crianças de aquário adoram subir nas cadeiras e se atirar para experimentar rapidamente a sensação do voo e do desafio à gravidade. Os macacos não passam a noite onde passaram o dia, para que não sejam atacados pelos seus predadores, ou seja, não possuem endereço fixo, gostam de viajar e de mudar, não se apegam a lugares, territórios e bandeiras.
Por outro lado, fazendo jus à sua natureza contraditória, iremos encontrar os aquarianos tradicionais, conservadores, que são atraídos pelo passado, pelas antiguidades, pelo clássico, por tudo aquilo que a maioria das pessoas já não se interessa. Assim, temos de novo o símbolo das duas ondas representando o futuro e o passado: de um lado os aquarianos tecnológicos, ligados à ciência, que buscam a informação rápida e diversificada do rádio, da TV e que estão sempre a par dos últimos avanços da ciência. Do outro, os aquarianos que querem voltar à simplicidade e à natureza, preservadores e cultuadores do passado.
Urano, o planeta regente do signo de Aquário é o planeta rebelde — é o único que não tem seu eixo paralelo ao Sol e suas Luas giram ao contrário de todo o sistema solar.
Os aquarianos possuem uma tendência a chocar-se com as figuras que representam o princípio solar da autoridade: o pai, o chefe, o superior, o professor, o que se acha cristaliza do e estabelecido numa posição de mando e de poder. Assim como Urano faz com que suas Luas não obedeçam ao Sol, os aquarianos não obedecem às convenções: são inventivos, originais, espontâneos e buscam estabelecer uma forma própria de funcionar e viver à margem do que é imposto pelos valores consensuais.
Na saúde, necessitam ter cuidado sobre a circulação, a coluna vertebral, a tendência às estafas, ao esgotamento mental e psicológico por falta de repouso, descanso e recarga das baterias. O contato com a natureza é o grande elemento revigorador.
Os aquarianos possuem uma intensa necessidade interior de reconhecimento, aprovação, aceitação e aplauso, mas a dificuldade de assumir o desejo de ser o centro das atenções, a pressa em alcançar seus objetivos, a indisciplina e a rebeldia para com a rotina e o medo que o sucesso será uma prisão que lhes obrigará a ficar se repetindo, os fazem se voltar contra o próprio êxito e a não aproveitar as melhores oportunidades.
Precisam aprender com os Leões a ter maior confiança e certeza em si mesmos, a dizer o que querem e a não esperar que os outros deduzam seus pensamentos e senti mentos. Precisam cultivar o amor, a alegria de viver, ter disciplina e ritmo para não abandonar seus objetivos antes de terem esgotado as oportunidades.