top of page
Áries
Touro
Gêmeos
Leão
Capricórnio
Sagitário
Aquário
Peixes
Escorpião
Libra
Virgem

Câncer

 

De 22 de Junho a 22 de Julho

O signo de Câncer é antecedido por Áries, Touro e Gêmeos. Áries é o princípio masculino, o pai. Touro é o princípio feminino, a mãe. Gémeos é o filho que possui a metade de cada, mas é, ao mesmo tempo, uma nova unidade. Câncer é a família onde se fundem as emoções e as vivências daqueles que se acham vinculados por laços de sangue.

 Regido pela Lua, o signo de Câncer indica uma crise, gerada por um lado pela vontade de manter-se indefinidamente misturado com a família, e especialmente com a mãe, a continuar ser cuidado e protegido e poder receber tudo com a mesma facilidade com que recebia no útero ou na casa materna. Por outro, há um intenso desejo e fantasia de libertar- se, de cortar o cordão umbilical psicológico, deixando de ser um reflexo da família, do passado, das heranças genéticas e genealógicas para desenvolver a própria individualidade, tomando as rédeas do próprio destino nas mãos, deixando de obedecer a um destino de clã, tribo, nacionalidade, conforme irá acontecer com os nativos do signo que lhe sucede, Leão.

 A Lua reflete a luz do Sol, e em Câncer o Sol mostra apenas seus reflexos. Há na individualidade uma metade obscura, eterna- mente em sombra como ocorre na Lua, simbolizando aquela parte inconsciente ainda vinculada com as origens, com os pais e com o que ficou gravado na memória emocional, conforme as experiências vividas no passado, que depois o canceriano coleciona num álbum de fotos de família.

 A Lua enche e esvazia, as marés sobem e descem e o caranguejo, o animal lunar por excelência, avança e recua sua casa à beira mar, conforme as águas se expandam ou se contraiam. A economia do caranguejo depende das marés, que por sua vez depende da Lua. Os líquidos dos corpos também são sujeitos a marés e isto faz com que os cancerianos oscilem de períodos extrovertidos, eufóricos e expansivos de uma   Lua Cheia para momentos de retração/ isolamento, melancolia de uma Lua Nova.

Na astrologia hindu este signo é também simbolizado por um escudo, que nada mais é do que a casca do caranguejo. A casca é a própria estrutura óssea do caranguejo, embora por fora seja duro e hostil, por dentro é mole. Assim são as pessoas do signo de Câncer — no primeiro contato são fechadas, defensivas, impassíveis, é difícil saber se estão gostando ou não e geralmente se mostram bastante resistentes a novas experiências e mudanças. Duros por fora e maternos por dentro.

Ao tentar nos aproximar de um caranguejo ele recua. Quando não há mais condição de fuga ele ataca e se agarra com sua tenaz, não solta mais. O único meio de conseguir se libertar de uma tenaz de caranguejo é arrancando-a do corpo do animal. Se sobreviver, depois de algumas semanas estará com uma garra nova devido ao seu grande poder de regeneração. Quando alguém ou uma nova oportunidade se aproxima de um canceriano, ele tem um instinto imediato de recuar, de se retrair. Quando não consegue mais, se agarra na relação ou na oportunidade com toda a tenacidade e pretende não mais se separar. Se há uma perda, sofrem terrivelmente, mas depois de algum tempo estão de “pata nova", ou seja, prontos para uma nova ligação, pois possuem um grande poder de regeneração emocional.

 

São extremamente psicossomáticos e geralmente projetam no estômago e na área digestiva e hepática as tensões e ansiedades. Necessitam muito cuidado com a alimentação e a cultivar uma boa saúde emocional para que não transformem seus conflitos em úlceras ou cálculos biliares. A doença, câncer, é um distúrbio do crescimento celular, que pode ser combatido e evitado através do cultivo de uma vida emocionalmente saudável.

 

Os cancerianos gostam também de muita água nas refeições, adoram os laticínios e precisam ter cuidado com a bebida.

 

Extremamente sentimentais e emotivos, choram com facilidade, se deixam envolver pelas fantasias, vivem intensamente o que assistem em teatro, cinema e televisão, gostando especialmente das novelas, de preferência rodadas no interior, uma vez que o signo de Câncer está associado ao folclore, à música sertaneja e ao passado tribal.

 As pernas do caranguejo são frágeis, não aguentam muito peso, por isso não se deve exigir demais dos cancerianos em ternos de responsabilidades, pontualidade, cumprimento dos deveres e das obrigações. Sempre imaginam que farão render seu tempo, mas as fantasias e os devaneios, os encontros que acontecem pela rua lhes fazem sempre demorar muito mais do que imaginaram. Além disso, a mudança de humor poderá lhes fazer desanimar, mudar completamente de rumos e de planos no meio do caminho.

 

Necessitam aprender com o signo oposto, Capricórnio, a fortalecerem sua estrutura interna para que possam assumir as responsabilidades, construir e realizar o que sonham e almejam. Devem cultivar a perseverança, a persistência, aprender a colocar limites em seus sonhos para que possam concretizar todos. Devem procurar ter um espaço individual, não se deixar absorver totalmente pela família, adquirir confiança em sua própria capacidade de realização e concretização, sem temer o que virá.

bottom of page