Leão
De 23 de Julho a 22 de Agosto
Os antigos escolheram o leão como símbolo deste signo não somente por sua face e sua juba se parecerem com o disco flame jante do Sol. por seu porte majestoso e olhar superior, mas também por terem observado neste animal uma necessidade muito grande de demarcar e dominar o seu território.
O símbolo do Sol é um ponto com um círculo que o rodeia, ou seja, é a expressão de que o leonino necessita traçar o círculo de seu poder, os limites de seus domínios, de sua influência, de seu poder de reinar, governar e dirigir, de ser ali único e exclusivo.
Dentro de um território de um leão outro não entra, do contrário há uma disputa feroz, onde o derrotado sempre se retira antes de ser morto, pois no leão há um profundo senti do de preservação e perpetuação da vida. Assim, os leoninos são ciumentos de suas posses e de seus domínios, raivosos quando invadidos e agressivos na defesa de seus bens, mas extremamente generosos quando se sentem considerados, respeitados e reconhecidos. quando as coisas lhe são pedidas e solicitadas com o devido respeito.
Por outro lado, esta territorialidade, este apego aos seus domínios, faz do leão um animal metódico, rotineiro e disciplinado e por isso extremamente vulnerável aos caçadores: depois que se descobre as pegadas de um leão, fatalmente se chegará à sua moradia.
Os leões não se escondem ou armam emboscadas — sempre atacam frontalmente. O Sol diariamente se ergue e se põe e a regularidade de sua trajetória nos remete ao sentido de ritmo, rotina e disciplina. Os leoninos gostam de manter em suas atividades um procedimento convencionado, preestabelecido, que facilite o controle e impeça a ocorrência dos erros, das falhas, que o faça se sentir diminuído em sua imagem de brilho e perfeição. Gostam de em tudo colocar um certo toque de cerimônia e de ritual, procuram manter sempre suas relações em nível elevado, dão grande importância às aparências e opiniões dos outros e adoram ser aplaudidos, aprovados, elogiados, reconhecidos, condecorados.
Os leoninos são dotados de uma grande energia, autoconfiança, força interior, mas se expõem de tal forma que se tornam às vezes alvos fáceis de seus adversários. Ingênuos, esperam sempre serem tratados pelos outros com o mesmo tratamento que lhes dispensam e isto pode ser sempre uma fonte de profundas mágoas, indignações e de depressões.
Mas em geral são alegres, extrovertidos e procuram viver com intensidade e plenitude a vida, colocando seu coração, seus sentimentos em tudo o que fazem. Na verdade, neces sitam estar sempre apaixonados, por si mesmos e pelo que fazem. Amam o amor, amam estarem amando e serem amados. Por isso o coração é o órgão regido por Leão.
O coração é um órgão simples e vital, com suas contrações bombeia o sangue que leva o oxigênio e o alimento a todas as células do corpo. O Sol é também um grande coração, que gera luz e calor com suas reações nucleares, se expandindo e contraindo, bombeando energia para todo o sistema solar que circula em redor dele.
Se fizermos uma bola composta por todos os planetas do sistema solar e adicionarmos ao Sol, a composição final será de 99% Sol e 1% de planetas! Por isso, a predominância do Signo solar sobre as demais posições dos planetas em nosso mapa. Onde temos o Sol temos a capacidade de brilhar, gerar vida, irradiar e ser o centro das atenções.
Os leoninos precisam aprender com os aquarianos a aceitar as tempestades e os imprevistos como sacudidas para lhes empurrar ao progresso e evolução. Devem procurar ser ousados, não se apegar demais aos territórios. Devem descer do palco, se distanciar do papel e do personagem que interpretam e se assistir da plateia, procurando ter uma visão mais ampla, impessoal, dando liberdade e não impondo que os outros sejam um reflexo de si mesmos. Não confundir o personagem com o ator, não esquecer que o rei amado é aquele que desce de seu trono e serve ao seu povo, são os grandes desafios para os nascidos no signo de Leão.